A rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro reservou um confronto com contexto inédito no futebol nacional. Vitória e Palmeiras se enfre
A rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro reservou um confronto com contexto inédito no futebol nacional. Vitória e Palmeiras se enfrentarão pela primeira vez desde que o técnico Abel Ferreira desembarcou no Brasil.
O jogo está marcado para este domingo (14), às 18h30, no estádio Barradão, em Salvador, e promete ter uma grande festa para celebrar o “encontro de campeões”. Afinal, o Verdão conquistou a Série A do ano passado, e o Leão faturou a Série B.
Tendo em vista o simbolismo da partida, a Itatiaia realizou um levantamento com os números de Abel Ferreira no Nordeste. Desde que chegou ao Brasil, o português comandou o Palmeiras em 11 jogos disputados na região.
O aproveitamento é de 54,5%. São cinco vitórias, três empates e três derrotas, com dez gols marcados e oito sofridos. Entre os adversários, estão Bahia, Sport, Ceará, Fortaleza, CRB e Juazeirense-BA.
O melhor retrospecto é contra o Ceará. Nos dois jogos que fez contra o Vozão, o Palmeiras de Abel venceu ambos por 2 a 1. Contra o Fortaleza, por outro lado, a equipe alviverde acumula um jejum de três jogos sob o comando do português: perdeu dois e empatou um.
Palco da partida deste domingo, o Barradão já recebeu o confronto entre Vitória e Palmeiras 15 vezes ao longo de sua história. A disputa é acirrada: são seis vitórias rubro-negras, quatro empates e cinco vitórias alviverdes. O Leão já marcou 25 gols no Palmeiras dentro de sua casa. O Verdão descontou com 24.
Vale lembrar que a última derrota do Vitória no estádio foi em 11 de junho do ano passado, quando foi superado pelo Criciúma, pela Série B. Desde então, são 23 jogos de invencibilidade, com 19 vitórias e quatro empates.
Abel Ferreira foi anunciado pelo Alviverde outubro de 2020 e, até o momento, iniciou três edições da Série A a frente do Palmeiras.
Ao contrário da maior parte da história escrita no time palestrino, o técnico português mais perdeu do que ganhou nas largadas da competição:
Por outro lado, o Alviverde é o atual bicampeão da Série A. Nesta temporada, a equipe luta por um feito inédito na história do futebol nacional: ser tricampeão consecutivo do estadual e do Brasileirão.
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira (Léo Naldi), Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Palmeiras
Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Estêvão (Lázaro), Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Motivo: 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14 de abril de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR-VAR-Fifa)
TV: Sportv, na TV Fechada, e Premiere, no pay-per-view