Uma foto capturada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), conseguiu capturar a galáxia espiral IC 4633. O si
Uma foto capturada pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), conseguiu capturar a galáxia espiral IC 4633. O sistema é rico em atividade de formação estelar e tem um núcleo galáctico ativo.
Segundo informações da Agência Espacial Europeia, a visualização parcial da galáxia é possível porque sua posição está inclinada em direção à Terra. Foi possível registrar a imagem mesmo a estrutura estando na constelação Apus, que fica a uma distância de 100 milhões de anos-luz de nós.
O que impede que ela seja vista por completo é uma nebulosa (que pode ser observada no canto inferior direito da foto acima). É uma nuvem cósmica formada por poeira espacial, plasma e hidrogênio.
A nebulosa que cobre a IC 4633 na imagem fica na região de formação estelar Chamaleon, que está a 500 anos-luz da Terra, perto da Via Láctea.
Ela é conhecida por MW9 e Serpente Celestial do Sul e não está próxima a nenhuma estrela. Portanto, só é possível visualizá-la por estar iluminada pelo conjunto da luz de todas as estrelas da galáxia.