Espaços vão oferecer 50 leitos, alimentação e higienização durante a pandemia do novo coronavírus.

Produtos de limpeza e de higiene são pedidos em campanha de doação.

Santa Maria adota medidas mais rigorosas contra o coronavírus A prefeitura de Santa Maria, na Região Central do estado, abriu as portas de três ginásios municipais para atender a população de rua da cidade durante a pandemia da Covid-19.

Os espaços passaram a ser disponibilizados na noite da terça-feira (24) e são divididos em dormitórios, refeitórios e triagem com profissionais de saúde.

Até o início da tarde desta quarta-feira (25), a cidade registra dois casos confirmados de coronavírus, segundo informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.

No Rio Grande do Sul, são 112 casos confirmados.

Mapa do coronavírus: cidades com infectados e o avanço dos casos Os ginásios fazem parte do Centro Desportivo Municipal e têm a capacidade de 50 leitos para acolher os moradores de rua, que foram separados por gradis para respeitar as regras de distanciamento social.

Durante os dias de semana, serão oferecidas refeições por um restaurante próximo e pela 6º Brigada de Infantaria Blindada do Exército, que acertou uma parceria com a prefeitura.

Única regra para permanecer no abrigo é respeitar as orientações de distanciamento social João Alves/Prefeitura de Santa Maria A decisão de abertura dos ginásios foi tomada após o principal albergue da cidade fechar para evitar aglomerações.

A condição imposta para se abrigar nesses locais é respeitar as regras de isolamento social da quarentena e não sair para a rua durante o dia.

'"Temos uma equipe que está fazendo uma busca ativa nas ruas com a equipe de psicólogos e assistentes sociais, que já tem a referência e trabalha com a população de rua'', explica o secretário de desenvolvimento social de Santa Maria, João Chaves.

A iniciativa despertou uma onda de solidariedade na cidade e a prefeitura disponibilizou um contato para receber doações da comunidade.

As equipe da prefeitura se disponibilizam a buscar os itens doados na casa do doador.

Initial plugin text Produtos de limpeza, sabonetes, escovas e pastas de dente e vassouras são os itens mais necessários no momento.

Outra iniciativa solidária na cidade partiu de um hotel, que colocou 23 quartos à disposição dos funcionários do Hospital Universitário. Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença Foto: Infografia/G1 Initial plugin text