Embarcação Norwegian Jewel seguirá viagem para o Havaí após países recusarem o desembarque de passageiros por receio do novo coronavírus.

Porém, brasileiros temem dificuldades com visto para os EUA e passagens aéreas de volta ao Brasil.

Norwegian Jewel, navio de cruzeiro recusado em quatro países da Oceania em meio às medidas contra o novo coronavírus Reprodução/Norwegian Cruise Line Brasileiros a bordo do navio Norwegian Jewel ainda aguardam uma definição sobre como conseguirão voltar para casa.

Após partir da Austrália no fim de fevereiro, a embarcação foi recusada em quatro países no Pacífico Sul por causa das medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (veja mais abaixo o percurso do cruzeiro). A empresa responsável pelo cruzeiro definiu que a viagem seguirá para o Havaí, arquipélago pertencente aos Estados Unidos — o problema é que nem todos têm visto norte-americano, o que dificultaria a volta ao Brasil. Ao G1, a passageira cearense Marta Soares assegurou que todos no Norwegian Jewel estão bem.

"Não tem ninguém doente, e a companhia está dando o mesmo tratamento do cruzeiro: temos refeições, lazer e shows.

Tudo o que um cruzeiro normal oferece", disse. "O nosso problema é conseguir desembarcar e como voltar para casa — uma vez que todo nosso [trajeto] aéreo foi perdido e são vários os problemas de entrada em países e aeroportos", acrescentou. Brasileiros que estão no navio Norwegian Jewel aguardam solução de retorno ao Brasil após embarcação ser rejeitada em quatro países da Oceania Reprodução/Whatsapp O caso de Marta é peculiar: ela tem o visto norte-americano, mas o documento está em outro passaporte — as autoridades dos EUA permitem que dois passaportes sejam mostrados na entrada no país, o mais recente, válido, e o com o visto. "Meu passaporte estava vencendo para esta viagem e renovei.

Deram outro passaporte, e, como não ia para os Estados Unidos, não fui acertar.

E meu marido é um dos que está com o visto norte-americano vencido", preocupa-se a brasileira. Além disso, nenhum passageiro havia comprado passagens aéreas para o cruzeiro por Honolulu.

Afinal, o Havaí nunca fez parte do itinerário inicialmente previsto para o Norwegian Jewel. Brasileiro em navio de cruzeiro recusado no Pacífico Sul relata dificuldade para voltar O médico brasileiro Nelson Mesquita, que está no navio, estima que haja 50 brasileiros na embarcação.

A empresa responsável não confirmou o número exato.

Veja o relato no VÍDEO acima. "Estamos solicitando ajuda do governo brasileiro para que nos resgate assim que chegarmos a Honolulu, porque achamos que essa é a melhor forma de encaminhar a solução para o problema que estamos vivendo", pediu o médico. O G1 entrou em contato com o Ministério de Relações Exteriores para saber se há previsão de alguma medida para resgatar os brasileiros que chegarão ao Havaí.

Até a última atualização desta reportagem, o Itamaraty não havia respondido ao pedido de informação. Entenda o percurso Cruzeiro internacional navega sem rumo no Oceano Pacífico após ser recusado A viagem começou em 28 de fevereiro, em Sydney e terminaria nesta sexta-feira em Papeete, no Taiti — território que pertence à França.

Porém, a empresa Norwegian Cruise Line (NCL), responsável pelo cruzeiro, interrompeu o percurso e solicitou o desembarque em Auckland, na Nova Zelândia. Porém, a entrada do navio foi recusada tanto pelas autoridades francesas quanto pelas neozelandesas.

A embarcação também não pode retornar à Austrália e foi impedida de chegar a Fiji, um arquipélago da Oceania.

Todos os países adotaram restrições devido à pandemia de Covid-19. A NCL, então, definiu que o navio deveria passar em Pago Pago, na Samoa Americana, apenas para reabastecimento nesta terça-feira (17).

De lá, o navio segue viagem para Honolulu, no Havaí.

Veja o MAPA abaixo. Trajeto do navio de cruzeiro Norwegian Jewel G1 Mundo O médico Nelson Mesquita, do Rio de Janeiro, conta que o navio navegou "sem rumo pelo Pacífico Sul".

"Não tivemos por parte do capitão nenhuma evidência de uma solução imediata para isso", relatou. "Compreendemos a dificuldade que ele tem, mas isso nos causou grande angústia por não sabermos qual nosso destino final", disse Nelson. O que diz a empresa? Em nota, a Norwegian Cruise Line (NCL) disse que vai recolocar os passageiros que reservaram voos pela companhia de cruzeiros em outras viagens.

Para aqueles que comparam bilhetes aéreos por fora, a operadora também diz que vai reembolsar "qualquer taxa adicional". A NCL também informou que os passageiros do Norwegian Jewel poderão requisitar reembolso e compensação pelas seguintes modalidades: crédito de 150% do valor original pago para o cruzeiro a ser usado em outra viagem até 31 de dezembro de 2022 reembolso da viagem, que pode ser solicitado até 23 de março. Além disso, a empresa assegurou que os passageiros do Norwegian Jewel terão direito a maior acesso à internet dentro do navio "para que possam fazer os trâmites de viagem necessários e se comunicar com amigos e família".