Limpeza no Córrego do Cavalinho deve evitar alagamentos em vias vizinhas, diz prefeitura.

Limpeza no Córrego do Cavalinho, no bairro Nhô Quim, em Piracicaba Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba Ao menos 80 toneladas de entulho e lixo foram retiradas pela Prefeitura de Piracicaba (SP) de dentro de corrégos da cidade desde o começo do ano, informou o governo municipal nesta terça-feira (18).

A mais recente limpeza desse tipo de manancial - que é feita de maneira conjunta pela Defesa Civil e Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) - foi a desobstrução de um trecho do Córrego do Cavalinho, no bairro Nhô Quim, no início deste mês. Segundo a administração municipal, a execução do serviço vai evitar o alagamento de vias vizinhas - como as ruas José Bruzantim e Ana Nery - e transtornos à população local.

Do córrego do Cavalinho foram retirados troncos, pneus, materiais diversos e entulho, que estavam obstruindo a passagem da água por uma galeria, consequentemente causando o transbordamento do córrego. Nessas ações, houve a necessidade da utilização de oito a dez caminhões truck - em cada córrego - para a retirada do material descartado.

Cursos d'água Paralelamante à desobstrução do leito de córregos e ribeirões, o Setor de Resíduos Sólidos da Sedema também realiza a limpeza das margens de cursos d'água.

Em janeiro, houve a retirada de 207 toneladas de entulhos das áreas verdes do ribeirão Piracicamirim - nos bairros Maracanã, Itaberá e Alvorada, do córrego entre as avenidas Itararé e Jaú e do córrego na região da avenida Thales de Andrade, segundo o Executivo. No entanto, mesmo com a limpeza, o Piracicamirim transbordou na última semana e invadiu casas nas proximidades. O trabalho de limpeza de córregos e ribeirões da cidade é coordenado pela Defesa Civil, que articula a execução dos serviços em conjunto com outras pastas, como a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba