Araraquara e Rio Claro também estão com estoques reduzidos e buscam voluntárias.

Banco de leite da Santa Casa de São Carlos precisa de 55 novas doadoras. Santa Casa de São Carlos/Divulgação O banco de leite da maternidade da Santa Casa de São Carlos (SP) precisa de 55 novas doadoras para manter o estoque de 120 litros por mês.

Atualmente, o local conta com 35 voluntárias fixas. Nesta terça-feira (18), o banco de leite está com 10 litros de leite materno estocado, o suficiente para atender a demanda de uma semana.

Com as doações é possível alimentar bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A Santa Casa de São Carlos fica na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535, no Jardim Pureza.

O atendimento é feito todos os dias, incluindo feriados, das 7h às 18h30.

De acordo com a enfermeira do banco de leite Karine Silva, com mais voluntárias seria possível expandir o atendimento.

"Os bebês da UTI neonatal são prioridade, mas se a gente tiver um volume maior, a gente consegue fornecer para os bebês da Unidade Semi-Intensiva (UCIN)" argumenta Karine.

Banco de leite materno da Santa Casa de São Carlos precisa de doadoras Como doar leite materno? Toda mulher que está amamentando pode fazer a doação do leite, pois é o leite que sobra, depois que o filho é amamentado, que é coletado.

Contudo, pessoas portadoras de doenças infecto-contagiosas, como hepatite e AIDS, usuárias de álcool ou outras drogas e fumantes são impedidas de doar.

Para ser doadora em São Carlos, é necessário procurar o Banco de Leite, que fica dentro da maternidade da Santa Casa.

A candidata à doação passa por exames e preenche um formulário.

Em seguida, a mulher recebe um kit com dois frascos de vidro esterilizados, além de máscara e toca para usar durante a ordenha em casa.

Uma vez por semana, a equipe do banco passa para buscar o leite, segundo a enfermeira. "A gente vai até a casa da doaora, na quarta-feira é em uma região da cidade, e na sexta-feira em outra.

Nós ligamos um dia antes para saber se a mãe conseguiu coletar o leite", disse Karine. Outras cidades da região Segundo a Santa Casa de Rio Claro (SP), o banco de leite tem apenas duas mães que são doadoras fixas e conta atualmente com o estoque reduzido, suficiente para os próximos 15 dias.

O hospital fica na Avenida 15, n° 385. Já Araraquara (SP), está com o estoque em 80%, o que é considerado bom para a época do ano.

A Santa Casa de Araraquara fica na Avenida José Bonifácio, 794 - Centro.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.