Pela primeira vez em 141 edições, evento será totalmente pela internet em função da pandemia de coronavírus e terá três dias de festa.

Santuário não receberá visitantes na edição de 2020 da Romaria Divulgação / Leandro Ávila Pela primeira vez na história, a tradicional Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio, do Santuário de Farroupilha, na serra gaúcha, será realizada totalmente online.

A mudança ocorre em razão da pandemia de coronavírus.

Com isso, a programação virtual foi expandida para três dias de festa, ocorrendo neste fim de semana, dias 23 e 24 de maio e na terça-feira, dia 26.

Veja abaixo os horários de missa. Outra novidade é que começa, no sábado (23), o Tríduo pela 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, com programação virtual no sábado, domingo (24) e segunda-feira (25).

O Tríduo se refere a três dias de orações e celebrações, que antecedem a Romaria, como uma preparação religiosa.

Com o lema “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”, a programação foi expandida pela aceitação e expectativa do público em acessar as celebrações pela internet.

“Nosso intuito é difundir para o maior número de devotos as palavras de conforto, a reflexão necessária e a orientação de cuidado com a vida.

Temos certeza que nossas palavras chegarão longe”, afirma o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também fez um apelo para que os fiéis participem de casa.

"Nós pedimos que a população não promova deslocamentos até o santuário, que possam professar sua fé nas suas casas, sem aglomeração.

Isso é muito importante.

A gente sabe que a fé move o povo gaúcho e que é importante individualmente.

Sabemos que vai fazer falta para muitas pessoas poderem fazer essa procissão, no entanto é o certo a se fazer", disse.

O reitor Fronza ainda destaca que existirão outras oportunidades para que os fiéis possam comparecer no santuário. "O que a gente está pedindo é muita compreensão buscando atender as exigências sanitárias para evitar aglomerações.

E o Santuário toma isso a sério porque a gente considera que o valor supremo é a vida", destaca.

A programação online estará disponível no YouTube, Facebook ou Instagram do Santuário.

Veja a programação Sábado, domingo e terça (23, 24 e 26 de maio) Missas às 8h, às 10h30min e 17h.

Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana Domingo, 24 de maio Missas às 8h, às 11h e às 17h.

Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana Tríduo Fará parte do Tríduo preparatório à festa: no sábado, às 17h, no domingo, às 11h e na segunda-feira, às 17h.