Corinthians põe água no chope da liga única do Brasileirão

CasaNotícias

Corinthians põe água no chope da liga única do Brasileirão

Embora tenha assinado com a Libra, o Corinthians não tomou decisão sobre direitos de transmissão e diz que o tema está em negociação Foto: Eduardo Ca

Enterro de “Tio Paulo” será neste sábado, 4 dias após idoso aparecer morto em banco
Saiba quando você deve fazer um teste da função hepática
Sem expor todos os programas e números, agenda de revisão de gastos nasce tímida e sob desconfiança

Embora tenha assinado com a Libra, o Corinthians não tomou decisão sobre direitos de transmissão e diz que o tema está em negociação Foto: Eduardo Carmim/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

A possibilidade de criação de uma única liga para vender os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol masculino ficou mais distante. De um lado, está a Liga Brasileira de Futebol (Libra), que tem o fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, como principal investidor, e assessoria do BTG. Do outro, a Liga Forte União (LFU), com a Life Capital Partners como investidora e a XP na estratégia financeira. A Libra representa 19 times, sendo nove da Série A e donos das maiores torcidas, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, entre outros. A LFU, por sua vez, tem um número maior de times, 26, mas de menor expressão.

“As conversas entre os dois grupos caminhavam bem, até a LFU tentar tirar o Corinthians da Libra”, disse à Coluna uma pessoa familiarizada com o tema, sob condição de anonimato. “No momento, a chance de uma liga única é remota, pelo menos para a próxima temporada.” Segundo a fonte, a formação da liga única pode acontecer no futuro, “mas mais por algum contingenciamento financeiro do que por convergência de esforço”.

A LFU apresentou proposta com garantia de maior retorno ao Corinthians, após o time paulista ter assinado contrato com a Libra. Mas a oferta foi retirada pouco depois de a Libra anunciar a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão de 2025 a 2029, por R$ 6 bilhões. Entrou no pacote dos direitos de transmissão a TV Globo, nos canais aberto, fechado e pay per view, sendo que neste último, os clubes ganham adicional por número de assinante.

Indefinição corintiana

O motivo da retirada da proposta da LFU, segundo o GE.com, seria a demora do Corinthians na tomada de decisão sobre seu futuro e a urgência na negociação dos direitos de transmissão dos times que representa. “Embora faça parte da Libra, ainda há o temor de o Corinthians tentar voo solo e vender seus direitos de transmissão de forma independente”, disse a fonte. “Seria péssimo.”

Dono da segunda maior torcida do País – o primeiro é o Flamengo -, com estimados 30,4 milhões de torcedores, de acordo com a pesquisa de setembro da AtlasIntel, o Corinthians não só atrapalhou as conversas de unificação das duas ligas, como tem tirado o sono da Libra, com quem assinou acordo de representação. “O que se sabe é que o presidente do clube, Augusto Melo, ainda não se posicionou se vai com a Libra, embora tenha assinado com eles, ou se o time vai sozinho”, disse.

Procuradas, Libra e LFU não se manifestaram. Por meio de sua assessoria, o Corinthians informou que, de sua parte, esta questão ainda está em negociação.

Pix polpudo

Oito clubes da Libra que disputam a série A do Brasileirão já estão engordando o caixa com um “pix polpudo” de R$ 63 milhões para cada um dos times. O valor faz parte de um adiantamento já previsto de parte do valor anual, de cerca de R$ 1,3 bilhão, pago pela TV Globo pelos direitos de transmissão da temporada de 2025 do Campeonato Brasileiro.

No total, o desembolso deve somar R$ 6 bilhões ao longo dos cinco anos, o que contempla as temporadas de 2025 a 2029. O dinheiro só não vai cair na conta do Corinthians, que assinou com a Libra, mas ainda não fechou com a Globo.

Este texto foi publicado no Broadcast no dia 26/03/24, às 14h07 e às 16h02

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Fonte: Externa