A necessidade urgente de o mundo reduzir as emissões de carbono para segurar o aumento da temperatura global gera uma oportunidade única para o Brasil
A necessidade urgente de o mundo reduzir as emissões de carbono para segurar o aumento da temperatura global gera uma oportunidade única para o Brasil assumir protagonismo mundial e liderar uma revolução na Economia. Para isso, no entanto, o País precisa se mover rápido.
O Brasil está atrasado, em comparação com o resto do mundo, nos investimentos e políticas públicas necessárias para impulsionar a transição energética e a descarbonização? Se sim, ainda há tempo para correr atrás do prejuízo? Do que é preciso? O que tem sido feito? Hidrogênio, mineração, petróleo, biocombustíveis, mercado de carbono, agronegócio: em quais áreas estamos melhor posicionados e em quais estamos pior? Quais os desafios de conciliar esta agenda com a preservação ambiental em áreas sensíveis, como exploração de petróleo e a mineração?
Para discutir o papel do Brasil na Era do Clima, participam do Dois Pontos desta semana Luciana da Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Arthur Ramos, sócio e diretor-executivo do Boston Consulting Group (BCG) e especialista na área de energia e sustentabilidade.
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e participação da repórter de Economia, Beatriz Bulla.
Sobre o programa
O vodcast Dois Pontos, apresentado por Roseann Kennedy, vai ao ar às quartas-feiras, mergulhando em assuntos atuais e reunindo dois convidados em um debate.