O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “não é o problema”, disse à CNN o líder do PT na Casa, deputado Odair Cunha. O parlamentar comentou as t
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “não é o problema”, disse à CNN o líder do PT na Casa, deputado Odair Cunha. O parlamentar comentou as tensões entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Na semana passada, por exemplo, Lira se referiu ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como “desafeto”.
Cunha disse que “Lira é igual a todos os líderes da casa”. “Acredito que a gente tem que despersonificar mais a nossa relação aqui”.
A questão central é que o presidente da Casa pode e deve atender demandas da base governista e deve atender demandas da oposição. O que precisamos é ter uma base sólida e esse deve ser o esforço do governo, de constituir uma maioria que independentemente do tema que vier a ser tratado precisa ter base… Quem tem base, vota e se posiciona
Odair Cunha
Segundo o petista, o partido tem buscado diálogo com Lira e demais lideranças com o objetivo de “garantir que a agenda que interessa ao Brasil seja viabilizada na Câmara”. Para ele, Lira deve atuar como um “árbitro”.
“O presidente da Casa precisa garantir o funcionamento democrático”.
Sobre a eleição para a presidência da Câmara em 2025, o líder petista disse que a discussão interna no partido ainda vai acontecer, mas ressaltou que o objetivo é ter um nome “sóbrio” que exerça este papel de árbitro.
*Sob supervisão de Nathan Lopes